sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJETO XADREZ




Da dificuldade dos alunos em concentrar-se para realizar uma atividade, da falta de autoconfiança e de usar  o raciocínio lógico sem medo do erro.
A atual realidade educacional precisa mediar conceitos e ações que promovam a formação integral do educando, sanando tais dificuldades.
Tendo em vista as necessidades citadas e tentando supri-las, o xadrez vem ao encontro deste trabalho, pois propicia  um conjunto de idéias que estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de lhes propor uma atividade atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e também de concentração.

APRESENTAÇÃO DO TABULEIRO E DAS PEÇAS

Como não tínhamos o jogo, o jeito foi confeccionar o nosso!
Usamos tampinhas de garrafa pet e colamos as figuras das peças do xadrez.
Fizemos uma camiseta.....
Cada aluno recebeu um molde (que escolheu) de uma peça do xadrez.



E colocaram a mão na massa! Ops...na massa não, na TINTA!


Confeccionamos um TANGRAM das peças do Xadrez
A mediadora Keila da empresa Planeta Educação que trabalha com a Informática, mediou a atividade proporcionando  que os alunos jogassem o xadrez no computador. Valeu querida!!!

http://www.baixaki.com.br/download/xadrez-master.htm



Fizeram também lindas poesias referente ao Xadrez


















Fizemos um competição entre equipes, utilizando a lousa digital




3 comentários:

  1. Oiie pro td bem ?
    eu achei nosso, projeto de xadrez
    muito legal muito bacana, nós todos
    ficamos muito feliz, por fazer, esse projeto de xadrez e eu ja sou acostumada e eu fiquei muito triste quando não podia, ir nesse torneio de xadrez nesse agora eu acho que é dia 14 ou era dia 6 de maio eu não sei muito bem. tchau pro bjos fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. oi
    costei muito disso do xadrez muito legal divertido

    ResponderExcluir