sexta-feira, 27 de maio de 2011

Algoritmo da Divisão

Sugestão de uma pessoa muito especial:Amanda

Material Necessário

2 dados (mesmo tamanho) confeccionados pelos alunos
1 dado menor
1 folha e um lápis

Modo de jogar

Você joga os dois dados e forma um número (que será o dividendo), depois joga o terceiro dado que representará o divisor.








Quer saber mais?

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_mat.pdf

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A pedido do meu aluno Leandro: Receita de Docinho de leite em pó

Fizemos esse docinho nos dias das mães. Em matemática, o professor poderá utilizar a quantidade dos ingredientes para trabalhar números, problemas matemáticos e conceitos como dobro, triplo e dúzia.

DOCINHO DE LEITE EM PÓ


INGREDIENTES

* 1 lata de leite em pó
* 1 garrafinha de leite de coco
* E a mesma medida da lata de açúcar



MODO DE PREPARO

1. Misture bem o açúcar com o leite em pó
2. Aos poucos, acrescente o leite de coco e amasse até a massa atingir o ponto de ser enrolada
3. Forme bolinhas, passe-as no açúcar.

BOM APETITE!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

SOFTWARE EDUCATIVO (Multidominó)

Realizei um curso sobre jogos e como sugestão de atividade apresentarem esse software, o Multidominó.
    


No endereço abaixo você encontrará para download o Multidominó 1.0. Este programa permite que você crie de diferentes maneiras um jogo de Dominó e depois imprima para ser jogado. Vale a pena conhecer!


"Este software foi idealizado por Alex Sandro Gomes, professor da Universidade Federal de Pernambuco, e desenvolvido, a primeira versão, pelos alunos de sua disciplina: Engenharia de Software Educativo.
Nesta segunda versão do software, foi implementado algumas funções adicionais e teve todo o código reescrito em Object Pascal (Delphi) por Diego Albuquerque de Arruda , e o design remoledado por André Pinto a pedido do professor Alex Sandro Gomes."

Com esse jogo podemos trabalhar algumas habilidades como:

Contagem
Identificação dos numerais
Associação numeral e quantidade
Atenção

segunda-feira, 2 de maio de 2011

JOGO: Multiplicação




Corrida entre Duendes e Bruxas
 
Retirado do livro: Jogos- O prazer de aprender matemática
Faraday Reis- Editora do Brasil S\A

sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJETO XADREZ




Da dificuldade dos alunos em concentrar-se para realizar uma atividade, da falta de autoconfiança e de usar  o raciocínio lógico sem medo do erro.
A atual realidade educacional precisa mediar conceitos e ações que promovam a formação integral do educando, sanando tais dificuldades.
Tendo em vista as necessidades citadas e tentando supri-las, o xadrez vem ao encontro deste trabalho, pois propicia  um conjunto de idéias que estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de lhes propor uma atividade atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e também de concentração.

APRESENTAÇÃO DO TABULEIRO E DAS PEÇAS

Como não tínhamos o jogo, o jeito foi confeccionar o nosso!
Usamos tampinhas de garrafa pet e colamos as figuras das peças do xadrez.
Fizemos uma camiseta.....
Cada aluno recebeu um molde (que escolheu) de uma peça do xadrez.



E colocaram a mão na massa! Ops...na massa não, na TINTA!


Confeccionamos um TANGRAM das peças do Xadrez
A mediadora Keila da empresa Planeta Educação que trabalha com a Informática, mediou a atividade proporcionando  que os alunos jogassem o xadrez no computador. Valeu querida!!!

http://www.baixaki.com.br/download/xadrez-master.htm



Fizeram também lindas poesias referente ao Xadrez


















Fizemos um competição entre equipes, utilizando a lousa digital




JOGOS

Trabalhar com jogos me fascina. Tem coisa melhor do que aprender algo de uma maneira diferente?
O jogo exerce uma função mágica na criança. Desperta a curiosidade, traz prazer e, a cada jogada uma nova descoberta.
As intervenções realizadas, devem ser precisas, para que o aluno desenvolva as habilidades necessárias.
 Uso o jogo  como ferramenta para deixar minhas aulas mais interessantes e propiciar situações novas de aprendizagem.
Muitas vezes, quando se fala de aprendizagem escolar, pensa-se apenas no conteúdo que será transmitido e não como esse conteúdo será transmitido.
O que acontece quando nós adultos participamos de um curso, onde precisamos ficar sentados o tempo todo? Reclamamos! Mas, quando esse mesmo curso nos permite experimentar, fazer e jogar, se torna diferente.
Imagine essa mesma situação com uma criança, cheia de "energia" e inserida num mundo onde os atrativos tecnológicos são inúmeros.
Deixarei aqui um pouquinho do trabalho que realizo com aqueles que são minha paixão...os alunos!